Vice-governadora recebeu homenagem na CLDF em solenidade que reuniu Benedito Domingos, Ibaneis Rocha, Damares Alves e Michelle Bolsonaro, entre outras autoridades
Com a presença do ex-vice-governador do Distrito Federal Benedito Domingos, a vice-governadora Celina Leão recebeu o título de Cidadã Honorária do Distrito Federal. A homenagem foi uma iniciativa dos deputados Pepa (PP) e Wellington Luiz (MDB) e ocorreu em 29 de fevereiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A solenidade também contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, da senadora Damares Alves, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, secretários de governo, parlamentares e membros da sociedade civil diante de um plenário lotado. O Pastor e Jornalista Figueiredo Paranaguá também esteve presente na sessão solene da CLDF que concedeu o título de cidadã honorária à vice-governadora do DF.
Em seu pronunciamento, Celina Leão agradeceu a homenagem. “É meu presente de aniversário antecipado: ser cidadã honorária da cidade que representa tudo para mim! Minha vida é um retrato das pessoas que Deus foi colocando em meu caminho. O DF sempre foi o lugar para nós. Nasci em Goiânia, mas morei aqui até os 6 anos. E quando minha família foi embora, Deus tirou tudo deles para que eles voltassem para cá. Na verdade, eu renasci em Brasília. O DF é a capital da esperança e o melhor que o DF tem é o povo que aqui vive”, resumiu Celina, que completou 47 anos em 2 de março.
Celina Leão é casada e mãe de dois filhos. Cursou Administração de Empresas e Direito. Exerceu dois mandatos como deputada distrital (2011 a 2014 e 2015 a 2018). Foi presidente da CLDF por um biênio (2015 a 2016), procuradora especial da Mulher (2017 a 2018) e autora de 43 leis distritais. Entre 2019 e 2022, atuou como deputada federal, onde, na condição de coordenadora da bancada feminina, trabalhou pela aprovação de 199 projetos de lei. Na eleição de 2022 foi eleita vice-governadora do Distrito Federal na chapa de Ibaneis Rocha (MDB).
Benedito, um dos maiores políticos do DF
Benedito Augusto Domingos, mais conhecido como Benedito Domingos, é um dos maiores nomes da política da capital federal. Ele completa 90 anos em 23 de junho deste ano.
Fundador da Assembleia de Deus de Madureira de Taguatinga, Benedito Domingos teve como seu chefe de gabinete o atual deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP).
Benedito Domingos foi administrador regional de Taguatinga pela primeira vez de 1979 a 1981.
Posteriormente, ele foi Secretário de Habitação e Presidente da antiga Shis (Sociedade de Habitações de Interesse Social Ltda).
Foi, ainda, deputado federal por dois mandatos: em 1990 pelo antigo Partido Trabalhista Renovador (PTR) e reeleito em 1994, pelo Partido Progressista (PP).
Em 1998, Benedito Domingos foi eleito vice-governador do Distrito Federal na chapa que elegeu Joaquim Roriz ao GDF. Em 2002, foi candidato a governador do DF, ficando em terceiro lugar.
Já em 2006 foi eleito para deputado distrital pelo PP e, por amor à sua cidade, licenciou-se da Câmara Legislativa em 2007 para assumir pela segunda vez o cargo de administrador de Taguatinga.
Em 2010 Benedito foi reeleito deputado distrital e encerrou seu mandato em 2014 com grandes conquistas e diversos projetos de lei que mudaram para melhor a vida dos moradores do Distrito Federal.
Vale ressaltar que, após muitas perseguições nos últimos anos, Benedito Domingos foi absolvido de todas as acusações e não deve nada à Justiça. Atualmente, Benedito Domingos é presidente de honra do Partido Progressistas (PP).
Texto: Jornalista João Rodrigues (DRT: 8187/DF)
Jornalista Pastor Figueiredo Paranaguá (DRT 2649/DF)
Fotos: divulgação